quarta-feira, 9 de novembro de 2011

WORKSHOP GOALBALL

No dia 07 de Novembro, pelas 09h30, a Associação Grupo Esperança Direitos Iguais (AGEDI), organizou um Workshop de GoalBall - desporto praticado por pessoas com deficiência visual – com a colaboração da equipa da Associação Olhar Activo de Sintra e da EB1/JI Galinheiras.

Esta actividade decorreu no ginásio da EB1/JI Galinheiras. Iniciou-se com uma explicação sobre as regras do jogo e uma demonstração da modalidade por parte da equipa da Associação Olhar Activo, que veio acompanhada pela treinadora. Após esta demonstração os alunos (2 turmas do 4º ano, 1 turma do 3º ano e 1 turma do 2º ano) da escola, que estavam presentes, tiveram oportunidade de jogar, e de vivenciar as dificuldades deste tipo de desporto.

Aderiram positivamente! Quando se perguntou quem queria experimentar todos eles eram dedos no ar e entusiasmo. Foi agradável verificar o ar de satisfação dos alunos, quando regressaram para as suas actividades escolares.

O goalball requer concentração por parte dos atletas e também silêncio dos espectadores, já que a audição é um dos sentidos que permite o bom desempenho dos atletas. Os alunos depressa se habituaram e quase todos eles quiseram repetir a experiência.

Esta actividade teve como objectivo mobilizar os alunos para a prática de um desporto inclusivo e direccionado para a deficiência visual. Permitiu também desenvolver uma articulação entre a AGEDI e a EB1/JI Galinheiras e demonstrar que uma deficiência não é limitativa para a prática de desporto, e que através do desporto as pessoas com deficiência conseguem uma maior integração na sociedade.

No final desta actividade a escola ofereceu o lanche aos participantes.

Segue-se uma selecção de fotografias da actividade.

Agradeçemos a colaboração de todos e continuem a acompanhar-nos!


Associação Grupo Esperança Direitos Iguais






























































































































































Sem comentários:

Enviar um comentário