sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

AGENDA LOCAL 21 - APELOS 21

A AGEDI - Associação Grupo Esperança Direitos Iguais formalizou a candidatura à iniciativa “Agenda 21 Local – Apelo Cidadão 21”.

No passado dia 06 de Dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, Lisboa, realizou-se a cerimónia de divulgação das candidaturas no âmbito da “Agenda 21 Local – Apelos 21”.

A Agenda 21 Local de Lisboa pretende estimular a democracia participativa e o debate em torno do desenvolvimento sustentável dando voz aos seus munícipes.

Nesta iniciativa conjunta, entre a Câmara Municipal de Lisboa e a FCT (Faculdade de Ciências e Tecnologia) da Universidade Nova de Lisboa, foram apresentadas 30 candidaturas, nomeadamente 14 candidaturas nos “Apelos Bairros 21” e 16 nos “ Apelos Cidadãos 21”.

A AGEDI, com o projecto “Tratorino” de Família em Família, foi uma das candidaturas vencedoras dos Apelos Cidadãos 21. Este projecto de colocar um “Tratorino” (equipamento amovível facilitador da mobilidade, na medida em que permite a pessoas em cadeira de rodas subir e descer escadas, seja nos prédios em que não tenham elevador ou tendo-o, não estão adaptados, e ainda, em casos de avarias nos elevadores) vem vencer, em muito, a falta de acessibilidade existente no bairro da Ameixoeira. As pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida ficam muitas vezes confinadas ao espaço da sua residência, isoladas e privadas de participação comunitária e social, dependentes da iniciativa alheia para efectuar inclusive actividades necessárias à vida diária, como compras, deslocação ao médico entre outras actividades a eles vedada e desta forma vão poder vir à rua e desfrutar do seu bairro, como qualquer outro cidadão.

Obrigada pela colaboração de todos!


AGEDI – Associação Grupo Esperança Direitos Iguais

Sem comentários:

Enviar um comentário